Shantala; Massoterapia

 Shantala é o nome de uma moça indiana paraplégica que foi recolhida nas ruas com seus dois filhos por uma Instituição de Caridade.

A massagem para bebês é muito antiga e nascida na cultura indiana, e o nome Shantala vem da homenagem a essa jovem mãe que o obstetra Francês Frederick Leboyer lhe fez tal o seu deslumbramento ao vê-la pela primeira vez aplicar a massagem em seu filho, nas ruas de Pilkhana. Calcutá(capital de Bengala). Índia.

Leboyer ficou a observar Shantala durante longo tempo estudando sua entrega como mãe e as reações do bebê. A massagem estabelece um contato maior entre mãe e filho a fim de aproximar os dois e, conseqüentemente facilitar a relação do pequeno ser com o mundo resultando num melhor desenvolvimento físico, mental e espiritual do bebê.

* OBJETIVOS DA MASSAGEM :


- Tocar e ser tocado;
- Desenvolver a confiança do bebê;
- Melhorar o seu padrão de sono;
- Desenvolver a atenção do próprio corpo;
- Acalmar, relaxar;
- Aumentar a resistência as doenças;
- Diminuir a carência afetiva trabalhando o seu equilíbrio;
- Ajudar a criança a aceitar o mundo e a sorrir para a vida;
- Ajudar a eliminar o excesso de gases, aliviando dores abdominais e de barriga;
- Cursos para mamães, babás, enfermeiras, fonoaudiologas, professoras de jardim etc...
 
Professora e massoterapeuta - Marlene Braga


---------- 

Massoterapia é a aplicação de técnicas de massagem para finalidade terapêutica, anti-estresse, relaxamento, estética e esportiva. 
A massoterapia utiliza-se da manipulação manual dos tecidos moles do corpo, sendo que alguns massoterapeutas também podem realizar movimentos nas articulações do cliente e fazer aplicações de calor, frio e vibrações. 

Quais são as aplicações da massoterapia? 

A massoterapia alivia dores musculares e estimula a circulação sangüínea. 
Além disso, a massagem auxilia o sistema linfático, o que ajudaria a eliminar os resíduos metabólicos no corpo. A drenagem linfática utiliza a massagem para esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática.
A massagem como terapia de reabilitação tem sua aplicação bastante conhecida por causa do futebol, onde quase todos os times contam com um massagista para auxiliar na recuperação muscular e ajudar na reabilitação em alguns casos de lesões. 
Massoterapia ainda tem aplicação na prevenção de distensões e lesões, que podem acontecer por causa excesso de tensão.A massagem também pode melhorar o humor das pessoas, aliviar o estresse e fazer com que os clientes sintam-se mais relaxados.

Porém, você deve ter cuidado com afirmações de aplicações milagrosas da massoterapia. 
Apesar de promover benefícios à saúde, não há nenhum fundamento científico que sustente que a massoterapia possa curar doenças. 
A massagem também não aumenta diretamente a força muscular, embora seja eficiente na recuperação da fadiga após exercícios físicos vigorosos.


Profissional responsável: Marlene Braga