Acupuntura




A acupuntura é parte essencial da medicina Oriental há anos, mas mesmo agora que já está se tornando moda no Ocidente, nossos médicos ainda não descobriram a maneira exata como essa técnica antiga funciona. 
No entanto, quaisquer que sejam os mecanismos, a acupuntura parece funcionar.
Estudos científicos oferecem evidências reais de que ela é capaz de aliviar a dor e tratar males que variam da osteoartrose a crises de enxaqueca.
A técnica da acupuntura consiste em colocar agulhas da espessura de fios de cabelo em diferentes pontos de pressão (chamados de pontos de acupuntura), em todo o corpo. 
Acredita-se que o estímulo desses pontos promova as capacidades naturais regeneradoras do corpo e aprimore seu funcionamento.

Auriculoacupuntura 



Auriculoacupuntura é a Acupuntura realizada em pontos da orelha. 
Esta é um micro-sistema com representação de todo o corpo e suas estruturas. A imagem mais difundida mostra a orelha como o feto de ponta-cabeça, correspondendo o lóbulo à cabeça.

Normalmente as agulhas, parecidas com tachinhas mais finas, são deixadas na orelha para continuar o estímulo por alguns dias. Hoje em dia costuma-se usar pequenas sementes seguras por esparadrapo para manter o estímulo. Pode-se apelar também para pequenos magnetos e, durante a sessão, usar cores ou sons sobre os pontos.

Não se sabe quando começou a Auriculoacupuntura mas é provável que quando o Ocidente importou a Acupuntura a estimulação da orelha tenha vindo junta.
O médico francês Paul Nogier criou um sistema a que chamou de Auriculomedicina, que ele diz não ter ligação com a Acupuntura, mas que mantém o uso de pontos na orelha.

Auriculoacupuntura é muito usada sintomaticamente para aliviar dores ou auxiliar o tratamento com a Acupuntura sistêmica, por apresentar um efeito rápido e pela possibilidade de continuar com os estímulos por mais tempo. Pela associação com a imagem do feto é fácil guardar a relação das áreas da orelha com o corpo.


Profissional responsável: Marlene Braga